Paim lança campanha contra a reforma da Previdência

Publicada em 7 de Agosto
Link da Notícia: http://www.senadorpaim.com.br/noticias/noticia/6840

O senador Paulo Paim lançou nesta segunda-feira (7), no Senado Federal, a campanha “Você vai pagar a conta” com o objetivo de esclarecer e mobilizar a população contra a reforma da Previdência (PEC 287/2016).

“Essa reforma trará enormes prejuízos para os brasileiros do campo e da cidade. Se o texto for aprovado como está será o caos, ninguém vai se aposentar”.

Segundo o senador gaúcho, “a CPI da Previdência está mostrando que a Previdência Social não possui rombo como alegam os governistas, ela é superavitária. O povo não pode pagar essa conta e os aposentados não podem ser penalizados. Faremos de tudo para impedir que essa proposta seja aprovada”.

Entre os prejuízos da reforma está o aumento da idade mínima para se aposentar (de 60 para 65 anos). Será aumentada em um ano sempre que a expectativa média de vida da população brasileira aumentar em números inteiros.

A alteração no valor da aposentadoria, que passa a observar o mesmo limite para o regime geral da previdência/INSS – hoje de R$5.189,82 (cinco mil, cento e oitenta e nove reais e oitenta e dois centavos).

A PEC proíbe a acumulação de aposentadoria, exceto as previstas em lei (áreas de educação e saúde), bem como da aposentadoria com pensão ou de pensões, permitindo a opção pelo provento de maior valor.

Reformas

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) promoveu mais uma audiência pública sobre as reformas trabalhista e previdenciária. Representantes do governo ressaltaram a necessidade de alterar a Previdência, mas outros convidados contestaram números que justificariam a reforma. O senador Paulo Paim espera que a CPI esclareça definitivamente o assunto.

“A CPI foi prorrogada por mais quatro meses e vamos mostrar que essa reforma não é necessária”, declarou Paim.