Temer fará jantar com base aliada para apresentar nova versão da reforma da Previdência

Publicada em 19 de novembro
por Valdo Cruz
Link https://g1.globo.com/politica/blog/valdo-cruz/post/2017/11/19/temer-fara-jantar-com-base-aliada-no-alvorada-para-apresentar-nova-versao-da-reforma-da-previdencia.ghtml

presidente Michel Temer vai reunir sua base aliada, em jantar no Palácio da Alvorada, para apresentar a nova versão da reforma da Previdência Social. O encontro deve acontecer na próxima quarta-feira (22) e foi acertado entre Temer, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e líderes de partidos governistas neste domingo (19).
Temer dedicou o fim de semana para negociar as mudanças em sua equipe ministerial e acertar uma estratégia para tentar aprovar a reforma da Previdência. A ideia é fazer o jantar com a base aliada já com as trocas de ministros anunciadas oficialmente, condição colocada por partidos governistas para retomar a votação das alterações nas regras de aposentadorias no país.
Durante almoço neste domingo na residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados, Temer e Rodrigo Maia fizeram uma reunião com o deputado Alexandre Baldy (Podemos-GO). Ele será o novo ministro das Cidades no lugar do tucano Bruno Araújo (PSDB-PE), que pediu demissão na semana passada.
Baldy já era tratado por colegas como futuro ministro das Cidades. O deputado, que foi indicado por Maia, vai se filiar ao PP e deve assumir o compromisso de não se candidatar à reeleição.
Em relação à outra troca na equipe ministerial, de Antônio Imbassahy (PSDB) na Secretaria de Governo, não havia uma definição até o final da tarde desse domingo.
O ex-ministro dos Transportes João Henrique de Almeida Sousa, que já foi deputado pelo PMDB, é um dos cotados. A bancada peemedebista na Câmara, porém, prefere indicar um de seus deputados, mas ele também teria de assumir o compromisso de não ser candidatar. O deputado Carlos Marun (PMDB-MS) é um dos nomes falados.
Temer não quer nomear novos ministros que tenham planos de disputar a eleição no próximo ano. Afinal, se isso acontecer, eles teriam de deixar o governo em abril, prazo final para desincompatibilização para quem é candidato no pleito de 2018 e ficariam nas pastas por apenas quatro meses.
Explicação didática
O jantar no Palácio da Alvorada contará com a presença do presidente, ministros, deputados da base aliada e economistas como José Márcio Camargo.
Durante o encontro, o relator da reforma, deputado Arthur Maia (PPS-BA), vai apresentar o novo texto que focará basicamente na fixação de uma idade mínima (65 anos para homens e 62 para mulheres), regra de transição e unificação das regras de aposentadoria dos setores público e privado. Ficam de fora mudanças no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e na aposentadoria de trabalhadores rurais.